Saúde e bem-estar

4 dicas para eliminar os gases na menstruação

Camila Luz
11 Sep, 2022
4 min. de leitura
gases-na-menstruacao-1

Quem aí sofre com gases no período menstrual? Vem ver como amenizar esse incômodo

Há luz no fim do túnel para quem convive com gases durante a TPM ou o período menstrual. Algumas dicas simples de alimentação e hábitos saudáveis podem ser muito eficientes para reduzir o desconforto e eliminar os gases na menstruação.

gases-na-menstruacao-2

 

O período menstrual dá gases?

Você já deve ter ouvido falar sobre a ação dos hormônios nos nossos corpos – aqueles que controlam o nosso ciclo menstrual, sabe? O estrogênio e a progesterona atuam na ovulação e na descida do sangue menstrual, mas também são responsáveis por muitos dos sintomas que podem se manifestar em cada fase do ciclo.

 

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o aumento da progesterona durante a TPM diminui o trânsito intestinal, e é por isso que algumas pessoas ficam com o intestino preso (aquela dificuldade de fazer cocô) e têm gases antes de a menstruação descer. Aí, quando finalmente a menstruação chega, a progesterona cai e solta o intestino. Alô, diarreia menstrual! 🤷🏽‍♀️

 

Durante a menstruação, a tendência é que os gases diminuam – mas não em todos os casos. A dra. Rebeca também explica que, às vezes, o que a gente percebe como gases é, na verdade, o útero se contraindo. 

 

Veja as dicas da dra. Rebeca (a nossa ginecologista de plantão) para diminuir o desconforto 😉

 

Como eliminar os gases na menstruação

1 - Beba água

Hidratar o corpo é fundamental para manter o intestino funcionando bem.  Se você é daquelas que esquece de beber água, vale comprar uma garrafinha e mantê-la abastecida do seu lado o dia inteiro.

 

2 - Evite leite e derivados

Talvez a TPM e a menstruação não sejam os momentos mais apropriados do mês para comer uma pizza de quatro queijos bem recheada. Segundo a dra. Rebeca, laticínios – que são os derivados do leite, como manteiga, requeijão, creme de leite e queijo – podem piorar o incômodo. Portanto, se você tem gases no período menstrual, prefira outros alimentos.

 

3 - Evite comer chocolate 

A TPM e a menstruação são momentos do mês em que podemos ficar mais sensíveis, tendo crises de choro ou ansiedade. Quando bate a irritação ou a tristeza, dá vontade de comer chocolate. Quem nunca, né? Infelizmente, o chocolate também pode acabar piorando os gases 🙁 Se for o seu caso, talvez seja melhor moderar um pouco ou esperar a menstruação acabar.

 

4 - Pratique exercícios físicos

Pra muita gente, durante a TPM e a menstruação dá vontade de ficar deitada quietinha, tomando um chá e lendo um bom livro. Mas quando você estiver se sentindo disposta, praticar atividades físicas pode te ajudar não só a liberar os gases, mas também a se sentir mais bem-humorada. Não é que você precisa encarar uma sessão de crossfit daquelas, tá? Mas sair pra caminhar com uma amiga ou até praticar posturas de yoga pode ajudar bastante. 

 

gases-na-menstruacao-3

“Gostaria de fazer um convite: observe o próprio corpo e entenda o que te faz bem durante a TPM e a menstruação", diz a dra. Rebeca.

Essa frase da dra. é maravilhosa, né? Vale até a pena ler de novo. Pode ser que, no seu caso, seja super OK comer laticínios e chocolate durante o período menstrual. Mas se você anda sofrendo com gases, vale a pena tentar reduzir o consumo para ver se melhora. A escolha é sempre sua, então coloque na balança e veja quais hábitos fazem sentido. Já beber água e praticar atividade física é fundamental em qualquer período do mês, e pra todo mundo 😉 

 

 

Camila Luz

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.